CIRURGIA PLÁSTICA | PÓS PARTO/ MOMMY MAKEOVER

Após a gravidez, no pós parto, muitas mulheres que ultrapassam um pouco os limites recomendados para manutenção do corpo (por volta de 10Kg) apresentam as mesmas características comuns: mamas flácidas, depósitos de gordura e abdome distendido, normalmente com a presença de estrias.

As cirurgias pós-parto auxiliam na recuperação do visual e física (reposicionamento do músculo reto-abdominal), contemplando basicamente 3 procedimentos, que podem ser realizados em conjunto, idealmente depois de 6 meses depois do fim da amamentação.

A cirurgia, que se convencionou chamar Mommy Makeover, nos Estados Unidos, aqui no Brasil, é chamada de cirurgia plástica do pós-parto. As três mais realizadas, são:

1 – Mastopexia (com ou sem próteses): Ela renova as mamas, retirando excesso de pele (flacidez) e elevando a posição das aréolas. Pode, se assim a mulher desejar e a avaliação permitir, ser feita com a inserção de próteses de silicone, que ajudem a preencher o volume mamário (mantendo os seios de maior tamanho do período de gravidez) ou sem próteses, quando o desejo é fazer as mamas voltarem apenas ao seu “estado natural”.

2 – Abdominoplastia: Trabalha retirando a pele em excesso do abdome. Também é feito, nos casos mais afetados, a plicatura do músculo reto-abdominal, que pode se encontrar distendido, situação irreversível sem cirurgia. O reajuste da cinta abdominal, é necessário pois ocorre um afastamento para abrir espaço para o feto, e tem mais incidência nos casos em que há aumento de peso excessivo na gravidez.

3- Lipoaspiração: A lipoaspiração pós-parto pode ser realizada em diversas regiões do corpo, tratando quase todas as regiões que sofrem com o acúmulo de gordura, como abdome, coxas, joelhos, culotes, flancos, braços, dorso…. É normalmente casada com a abdominoplastia nesses casos.

Informações Complementares da Cirurgia Plástica Pós Parto:

Anestesia:

As cirurgias são feitas com raquianestesia, peridural ou geral.

Duração:

A cirurgia demora cerca de 2 a 4 horas e a alta se dá em 24 a 48 horas após a cirurgia.

Resultados:

O pós-operatório das plásticas pós parto dependem das cirurgias associadas, mas é bem controlado com analgésicos. O momento da mamãe irá decidir o cronograma da realização dos procedimentos. Uma associação dos 3 procedimentos pode causar incômodo e atrapalhar os cuidados com o bebê para certas mamães. A abdominoplastia por exemplo impede que a mãe carregue o bebê por 6 semanas. Nas plásticas pós parto, o planejamento é fundamental para se recuperar a vaidade sem sofrimento.

Os resultados da lipoaspiração são os que aparecem mais rapidamente após ceder o inchaço. Abdome e mamas, principalmente nos casos de reposicionamento de aréola na mastopexia exigem tempos maiores de recuperação e da obtenção de resultados, que aparecem bem definidos já aos 6 meses com plenitude somente após 12 meses da cirurgia.

 

Clique aqui para voltar ao menu anterior.

Escanear o código