1- BLEFAROPLASTIA | PLÁSTICA DAS PÁLPEBRAS

Descubra como a blefaroplastia pode te auxiliar: fatores como idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais e outros, poderão deixar como consequência sua marca na região das pálpebras. A pele das pálpebras tem uma espessura muito fina, sendo a primeira a demonstrar sinais de envelhecimento facial. O cirurgião plástico fará uma análise profunda para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia.

A cirurgia plástica nas pálpebras ou blefaroplastia corrige os excessos de pele/gordura e flacidez muscular do território palpebral, melhorando em certos casos também o aspecto funcional, como no caso em que a queda da pele desta região prejudica o campo visual.

Indicação

Acúmulo de bolsas palpebrais, queda da pálpebra e a perda de definição no sulco palpebral. A blefaroplastia também corrige a queda da pele da pálpebra superior que atrapalha a visão.

Anestesia utilizada

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos de cirurgia plástica nas pálpebras é operada sob anestesia local e sedação.

Dependendo da vontade do paciente, poderão ser feitas sob anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que clinicamente está contraindicada a anestesia local ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele após a blefaroplastia. Para tanto, deve ser esperado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização, são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

Tempo de cirurgia

Normalmente, a cirurgia plástica nas pálpebras dura em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem alguns detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois esta envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Tempo de internação

Em geral, de 6 a 12 horas.

Tempo de recuperação

Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais, 3 a 4 dias após a blefaroplastia.

Resultado Final

Em geral após 3 meses, poderá ser visto o resultado final da cirurgia plástica nas pálpebras. Entretanto após o primeiro mês haverá substancial melhora em relação ao aspecto inicial.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não há dor no pós operatório da blefaroplastia. Compressas com soro gelado são suficientes para tirar o desconforto da cirurgia.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente na blefaroplastia.

Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural . O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

O que são as “manchas roxas” observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Desaparecem em pouco tempo.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?

Não. Podem ser recomendadas a colocação de compressas frias por alguns minutos, várias vezes ao dia, o que pode ser controlado pelo próprio(a) paciente, como profilaxia do edema.

Afinal, o resultado compensa?

Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitos pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará essa área. Os “pés de galinha” nunca desaparecerão por completo, devido à ação do músculo orbicular.

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal para a realização da cirurgia plástica nas pálpebras. Essa é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década.

Recomendações sobre a Blefaroplastia:

PRÉ- OPERATÓRIO

– Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica) no horário previsto na sua guia de internação;
– Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
– Não fazer maquiagem no dia da internação;
– Trazer óculos escuros;
– Na eventualidade de se internar no mesmo dia da operação, venha em jejum;
– Compareça acompanhado (a) para a internação.

PÓS-OPERATÓRIO

– Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório;
– Alimentação livre, a partir do segundo dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos (proteínas) são recomendados, assim como vitaminas, em forma de frutas;
– Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento;
– Evitar sol e vento por 8 dias;
– Obedecer à prescrição médica;
– Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados;
– Não traumatizar nem “coçar” os olhos;
– Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais, após 3 a 4 dias.

 

Clique aqui para voltar ao menu anterior

Escanear o código