Buscar
  • André Mattos

Mitos e verdades sobre o protetor solar



Primeiro post do ano para lembrar que câncer de pele mata. Recentemente a escritora Lya Luft morreu em decorrência de câncer de pele metastático.


Proteção é fundamental. 😉


Muita coisa é falada sobre o uso do protetor solar. Vamos saber agora o que realmente é mito e o que é verdade:


1️⃣ Não precisa usar o protetor solar em dias nublados. MITO! O uso deve ser feito nas áreas expostas inclusive em dias nublados, pois os raios ultravioletas continuam presentes e ativos. Consulte o índice UV nos aplicativos de celular! A partir de 4, a pele já pode queimar!


2️⃣ É preciso esperar o protetor agir antes de sair ao sol. VERDADE! É necessário um intervalo de, pelo menos, 15 minutos antes da exposição ao sol. Idealmente até uns 30 min. Não deixe para passar apenas na hora que chega na piscina ou praia! Já saia de casa com ele na pele!


3️⃣ Quem tem pele negra não precisa usar protetor. MITO! Até a pele mais protegida dos raios UV pode sofrer agressão ao sol!


4️⃣ A exposição prolongada ao sol pode causar problemas na pele. VERDADE! A exposição aos raios ultravioletas sem a devida proteção pode provocar queimaduras na pele e aumenta o risco de desenvolver o câncer de pele.


5️⃣ Só devo usar protetor quando vou a praia ou piscina! MITO Dependendo da sua pele e atividade exposta ao sol, a proteção idealmente deve ser diária! Um trabalhador ao ar livre por exemplo, deveria além de roupa adequada, lembrar de proteger o rosto, as orelhas, a área calva do couro cabeludo, os antebraços e mãos.


6️⃣ Preciso tomar sol todo o dia para minha Vitamina D. MITO. Muito se fala sobre a importância da Vitamina D para o organismo como um todo! Mas 15 min 3x na semana numa pequena área corporal alternando a área exposta já são suficientes para essa conversão das fontes naturais de Vitamina D que comemos. Lembrando que há pacientes com pele extremamente sensíveis, que não devem fazer essa exposição nos horários UVB. Para esses e se sua vitamina D está baixa, como nos países nórdicos, é indicada reposição oral.


Compartilhe esse conteúdo com mais amigos. Vamos juntos ajudar a disseminar a informação correta sobre o uso do protetor solar.


repost @dragabriellacampos

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo_AndreMattos_white.png