Buscar
  • Arte Skyrocket

REAÇÃO ADVERSA DA VACINA MODERNA EM PESSOAS QUE TÊM PREENCHIMENTO FACIAL



ETIP: edema tardio intermitente e persistente. Trata-se de uma reação adversa tardia ao preenchedor de ácido hialurônico muito bem descrito na literatura e conhecido pelo meio médico, especialmente médicos injetores experientes. É raro individualmente mas como tenho muitas pacientes com preenchimentos, com frequência uma ou outra tem algum evento ETIP. E HOJE SOU EU E ESTOU AQUI PRA FALAR UM POUCO PRA VOCÊS SOBRE ISSO!


👉🏼 O ácido hialurônico produzido industrialmente é biologicamente idêntico ao nosso porém ele é feito através de substratos de bactérias. Observa-se que a ocorrência de ETIP quase sempre tem um gatilho em geral infeccioso, bacteriano ou viral e de vias aéreas superiores. Assim, uma das teorias para a formação do ETIP é a de que nossos anticorpos quando nos defendem de alguma infecção, atacam também os preenchedores através de uma reação cruzada imunomediada.


Percebo na prática clínica que isso é mais comum em lábios e pálpebras inferiores, porém pode ocorrer em qualquer local onde há ácido hialurônico de qualquer tipo. Se acalmem porque não é um ataque direto aos preenchimentos, não fará eles saírem mais rápido e tudo voltará ao normal ao fim da infecção.


Tratamento? Compressas geladas e anti-inflamatórios e cura do processo infeccioso.


Isso tira minha paz? Não!


Muda minha rotina? De forma alguma!


É motivo pra eu considerar não fazer mais preenchimentos??? MUITO MENOS!


Na minha opinião os benefícios do ácido hialurônico são muito maiores que um ou outro ETIP na vida! 😉 Assim como da VACINAÇÃO!


Vacina salva vidas!


Imagem: drandremattos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por André Mattos. Todos os direitos reservados.